Processo de fundição
Curso de Engenharia Mecânica
Processo de fabricação II
Moldes de rotomoldagem
Santo André, SP
2012
Processo de fabricação II
Moldes de rotomoldagem
Atividade prática supervisionada da disciplina apresentado ao Centro Universitário Anhanguera de Santo André (UniA), como exigência parcial para obtenção da aprovação na disciplina processo de fabricação II.
Santo André, SP
2012
1 Moldes de rotomoldagem
Moldes de rotomoldagem
Figura 1
A confecção de moldes em alumínio fundido para rotomoldar exige habilidade, especialização e rigoroso controle de qualidade.São necessárias várias etapas de trabalho, as quais se iniciam com um desenho mecânico, que servirão de base ao desenvolvimento de um projeto em 3D.
Na sequencia, confecciona-se um modelo-padrão em materiais compostos – madeira, EPS, PU, resina, elaborando-se depois manualmente o modelo de fundição, que tem como principal característica o rigoroso controle da espessura do mesmo.
A etapa seguinte consiste em fundir o molde em alumínio com liga especial, sendo fundamental nesse ponto a ausência total de "porosidades" no alumínio, para garantir excelente condutibilidade térmica, fidelidade nas formas e durabilidade.
Depois de inspecionar o alumínio fundido, inicia-se o polimento das superfícies internas, a texturização e a usinagem das faces de fechamento.
Como última etapa, dá-se a confecção do porta-molde, ou seja, o molde receberá uma estrutura de tubos de aço carbono, provida de molas e grampos para fechamento rápido, garantindo rigidez, durabilidade e facilidade de uso do molde em alumínio.A fundição varia em tamanho, de pequeno a grande porte.
Processo de vazão do molde.
Etapas do processo:
(1) O molde é preaquecido e recoberto
(2) machos (se utilizados) são inseridos e o molde é fechado
(3) O metal derretido é derramado no molde, onde se solidifica Tipo de areia para se confeccionar este tipo de molde.