Para que serve a psicanalise
PARA QUE SERVE A PSICANÁLISE?
Trabalho entregue ao professor Paulo Gonçalves, como parte da avaliação do quarto bimestre do 4º N do curso de Psicologia.
FRANCA
2012
Para que serve a psicanálise?
A psicanálise antes de ser um tratamento, uma tentativa de sanar o sofrimento é uma invenção humana inserida na sociedade e cultura, por se tratar do começo ao fim a dinâmica do funcionamento psíquico humano se constitui também a partir da postura do terapeuta que se estende ao paciente, se trata de uma reflexão ética sobre essa condição de imperfeição, desejos, conflitos... Em fim nossa condição de humanidade.
O instrumento pelo qual se torna possível a psicanálise, é a comunicação, podemos pensar que nos tempos atuais sair de casa, ir até um consultório para falar com outra pessoa é perder tempo, é ultrapassado, se enxergarmos o resultado da evolução tecnológica nas áreas da informação e comunicação. Porém a psicanálise serve também para refletir e analisar esses fatos. Podemos nos perguntar por que a tecnologia evolui muito mais nesse sentido do que em outros, como a facilitação do trabalho, meios de transportes, novos combustíveis... Ela se desenvolveu plenamente na área da comunicação exatamente porque esse é o interesse de todo individuo: se relacionar, estar junto, falar com um outro, criar laços.
Essa necessidade de criar laços, de se comunicar é uma tentativa de encontrar algo que o tire do desampara, a psicanálise serve para isso, para ajudar o ser humano a reconhecer a falta que o leva a sofrimentos e inquietações, nesse sentido a psicanálise não é algo ultrapassado como dizem, a fala comprometida que existe em uma analise não se compara ao tantas maneira “evoluídas” de comunicação que a tecnologia nos trouxe.
Essa inquietação da falta tenta ser apaziguada através do consumo excessivo, não só de bens materiais e objetos, a pressão do apelo para que a falta seja preenchida tornam as pessoas