PROCESSOS DE DECISAO
MARANGUAPE-CE
2013
As etapas do processo decisório consistem em técnicas que foram desenvolvidas para auxiliar o gestor na tomada de decisão, tornando a margem de erro bastante confiável nas decisões a serem tomadas.
Segundo MAXIMIANO (2004; pg.119), “O papel das técnicas é estruturar o processo decisório, ajudando os gerentes a eliminar a improvisação e aumentar o grau de certeza na tomada de decisão”.
Através das escritas de Uris (1989) apud Gomes (2002), entenderemos as seguintes etapas no processo de tomada de decisão:
Análise e identificação da situação: A situação do ambiente onde o problema está inserido deve ser claramente identificada através do levantamento de informações, para que se possa chegar a uma decisão segura e precisa.
Desenvolvimento de alternativas: Em função do levantamento das informações, ou seja, da coleta de dados, pode se chegar a possíveis alternativas para a resolução do problema proposto.
Comparação entre as alternativas: Levantamento das vantagens e desvantagens de cada alternativa.
Classificação dos riscos de cada alternativa: As decisões sempre envolvem riscos, seja em risco alto, baixo ou intermediário, deve-se levar em consideração o grau de risco que temos em cada alternativa e escolher a alternativa que apresente comprovadamente o menor grau de risco. No entanto torna-se necessário uma combinação entre o grau de risco com os objetivos a serem alcançados, pois, na medida em que o grau de risco que se corre é muito grande, o objetivo a ser alcançado, se alcançado, pode angariar benefícios maiores em relação às alternativas menos arriscadas.
Escolher a melhor alternativa: Tendo o conhecimento das vantagens, desvantagens e riscos, o gestor é capaz de identificar a alternativa que melhor solucione seu problema.
Execução e avaliação: A alternativa escolhida fornecerá resultados que deverão ser comparados e avaliados com as