PESQUISA HISTÓRICA SOBRE A CASA DAS RETORTAS
1. Objetivo do trabalho
2. Pesquisa Histórica
2.1.
Introdução
2.2.
Contexto Histórico
2.3.
Gasômetro e a iluminação de São Paulo
2.4.
Casa das Retortas
2.5.
Técnicas Construtivas
3. Referências
1. OBJETIVO DO TRABALHO
Como proposto pela disciplina de História e Teoria das Técnicas
Retrospectivas do curso de Arquitetura e Urbanismo, nosso grupo deverá apresentar uma pesquisa histórica da Casa das Retortas, antiga usina de gás de carvão da cidade de São Paulo.
Situada à Rua da Figueira, nº 77, no bairro do Brás, a Casa das Retortas constitui-se em um prédio histórico representante da arquitetura industrial do final do século XIX. É tombado pelo Patrimônio Histórico, Cultural e Artístico da
Cidade (CONPRESP) e do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT).
Neste relatório serão apresentadas informações históricas coletadas com objetivo de situar a construção no espaço e no tempo do desenvolvimento da cidade. Além disso, serão expostas informações quanto suas técnicas construtivas originais, registros fotográficos históricos e as diferentes funções atribuídas a Casa ao longo do tempo.
2. PESQUISA HISTÓRICA
2.1.
Introdução
Gasômetro: s.m. Reservatório que serve para armazenar o gás e distribuí-lo sob pressão constante. / Aparelho para medir gás. / Fábrica de gás1.
De acordo com o Arquivo Histórico de São Paulo2, o gás começou a fazer do cotidiano da cidade no dia 6 de Janeiro de 1872 quando se realizou a primeira experiência de iluminação a gás na cidade de São Paulo, gás este produzido na Casa das Retortas. Suas atividades se encerraram 100 anos depois, em 1972, quando a casa produzia gás derivado do carvão e do coque.
1
2
Definição de “gasômetro” de acordo com o Dicionário Aurélio.
Informações retiradas Dicionário das Ruas, na página do Arquivo Histórico de São Paulo.
2
Esse importante sistema de produção de energia abriu um novo tempo, promoveu uma revolução nos hábitos domésticos