Processos de Corte
Aluno: Marcos Roberto Gonçalves 46516
Processos de corte :
1 – Oxicorte
2 – Plasma
3 – Laser
4 – Jato de água
• Qual são as limitações que cada processo apresenta para diferentes tipos ou grupos de materiais e por que?
Oxicorte – Processo amplamente utilizado devido sua simplicidade , baixo custo de investimento inicial , baixo custo de manutenção dos equipamentos, facilidade de locomoção e uma ampla faixa de espessura de corte :5 a 1000mm.
Limitações do processo : A primeira delas é em relação aos materiais que podem ser cortados , somente aço carbono e aço baixa liga , pois o processo utiliza chama para aquecer e oxidar os materiais, o oxido é fundido e expulso pelo jato de oxigênio . Outras limitações comparadas aos outros processos é que possui uma velocidade de corte menor e um nível de deformação maior.
Plasma – Processo consiste em passa um gás de plasma por um arco elétrico provocando a ionização do gás a criação de elétrons e íons positivos entre os átomos do gás tornando eletricamente condutivo e com excelente capacidade de transmissão de correte elétrica , o plasma passa por um bico com um orifício para constringir o gás ionizado em altíssima temperatura para fundir metais condutores , pois no processo o eletrodo possui polaridade negativa (catodo) e a peça a ser cortada possui polaridade positiva(anodo) .
Limitações do processo : Somente corte de materiais condutores elétricos pois a peça a ser cortada é o anodo, outro aspecto e a espessura de corte limitada a 100mm e a maior largura do corte comparada aos outros processos.
Laser – Processo que produz um feixe luz (laser) concentrado e direcionado de alta qualidade com alta densidade de energia que promove a fusão do material a ser cortado, o corte e realizado por um jato de oxigênio de corte. Possui alta precisão de corte e velocidade de corte, com excelente acabamento e com nível mínimo de deformação. O investimento inicial e custo de