Fim do Mundo
Definição
Os indicadores são instrumentos de gestão essenciais nas atividades de monitoramento e avaliação das organizações, assim como seus projetos, programas e políticas, pois permitem acompanhar o alcance das metas, identificar avanços, melhorias de qualidade, correção de problemas, necessidades de mudança etc. Nessa sessão, você poderá aprender um pouco mais sobre esse instrumento de gestão.
O que são?
Os
indicadores são instrumentos de gestão essenciais nas atividades de monitoramento e avaliação das organizações, assim como seus projetos, programas e políticas, pois permitem acompanhar o alcance das metas, identificar avanços, melhorias de qualidade, correção de problemas, necessidades de mudança etc.
Pode-se dizer que os indicadores possuem, minimamente, duas funções básicas:
◦ a primeira é descrever por meio da geração de informações o estado real dos acontecimentos e o seu comportamento; ◦ a segunda é de caráter valorativo que consiste em analisar as informações presentes com base nas anteriores de forma a realizar proposições valorativas.
Para que servem?
Dessa forma os indicadores servem para:
mensurar os resultados e gerir o desempenho; embasar a análise crítica dos resultados obtidos e do processo de tomada decisão;
contribuir para a melhoria contínua dos processos organizacionais;
facilitar o planeamento e o controle do desempenho; e
viabilizar a análise comparativa do desempenho da organização.
Nível de serviço ao cliente necessário estabelecer um balanço entre custo e nível de serviço encontrar o ponto em que o retorno obtido por cada
incremento de serviço é igual ao custo extra que é necessário para o obter
duas aproximações possíveis ao problema (utilizando os
conceitos de investigação operacional):
• minimizar o custo, numa perspectiva de “ratear” o
orçamento pelos diferentes elementos do serviço
• maximização