Como realizar fechamento de caixa
UMV: O principal objetivo é identificar o perfil correto do profissional que está trabalhando no caixa, ou seja, se ele realmente tem habilidade para desempenhar essa função e ainda resguardar alguns procedimentos, evitando alguns problemas no caixa, mantendo assim a boa imagem da loja.
Como fazer corretamente um fechamento de caixa?
UMV: Esse trabalho nada mais é do que contar o dinheiro que está no caixa. Essa tarefa deve ser realizada diariamente, de preferência quando a loja encerra o seu expediente, iniciando assim o outro dia com o caixa “zerado”, mas, se houver troca de turno de funcionários é importante fazer esse fechamento parcial. Algumas divergências podem ser apresentadas durante essa contagem e isso pode acontecer por vários motivos, como troco errado, troca de mercadoria que não foi dada a baixa e sangrias, que são as retiradas no decorrer do dia. Por isso é que o fechamento não pode ser feito no outro dia, pois pode acontecer de o funcionário esquecer o que fez durante o trabalho, perdendo assim a capacidade de argumentar.
Para iniciar o dia, o funcionário pega o chamado “fundo de troco”, que nada mais é do que um valor para que ele gerar troco e demais operações. No final do expediente o profissional deve pagar esse valor inicial, além de entregar o que foi registrado no PDV em cheque, em dinheiro, em cartão de débito e crédito, ticket (se aceitar) e outros mais.
E se no momento da conferência for constatado que realmente está faltando dinheiro, o que fazer?
UMV: Caso o funcionário seja contratado na função de caixa da empresa, entre as suas responsabilidades está a de controlar os valores que entram e saem do caixa, de modo a fazer com que o saldo não apresente diferenças. No entanto, no contrato de trabalho do funcionário que exercerá a função de caixa deverá constar tal previsão, previamente acordada. Em casos em que o funcionário aja com vontade de causar dano, este não