Resenha critica: Corpo
Na idade média a teoria do cristianismo era dominante. No entanto, a era moderna do renascimento foi empregada a preocupação da liberdade, onde a disciplina é primordial na obtenção da saúde corporal. Nesta época houve um aperfeiçoamento da produção agricola e com seu desenvolvimento originou o capitalismo e os seus problemas com o corpo, por causa da modernização e o desenvolvimento das máquinas foram submetidos a trabalhos repetitivos.
Nos dias atuais a sua crise se dar pelo investimento do corpo com o objetivo de prazer sexual e a necessidade de suprir os desejos da carne. Entretanto é enfatizado as modificações feitas no nosso corpo para seu aperfeiçoamento como: pintar o cabelo, utilizar produtos hidratantes, ganhar massa muscular através da academia entre outros; a tecnologia também é uma das precursoras desses atos nos permitindo cirurgias plásticas.
É possível notar que o principal aspecto em comum dessas épocas é a condição social que afeta diretamente no nosso corpo. Onde é imposto um padrão que é variável de acordo com o tempo, podendo levar a uma insatisfação pessoal pois nunca alcançará rapidamente o objetivo desejado. Atualmente o principal “inimigo” é uso de photoshop que emprega a perfeição e esconde os defeitos, criando imagens ilusórias.
O culto ao corpo sempre foi impregnado e na maioria dos casos é voltado somente por questões de estética e não de saúde, apesar da alimentação ser um fator primordial. No entanto, a genética pode interferi na obtenção do seu objetivo, pois um individuo que tem tendência a engordar dificilmente conseguirá definir seu