teste
PRODUÇÃO CIENTÍFICA
1
João Caríssimi (org)
Sem publicação, a ciência é morta.
Gerar Piel
Segundo Santos (2000 p. 34), escrever textos científicos é “comunicar corretamente dados corretos”.
Destaca-se então, a importância do rigor na utilização de técnicas e métodos de pesquisa na produção de textos científicos.
FORMAS BÁSICAS DE APRESENTAÇÃO DE TEXTOS
1. ARTIGO CIENTÍFICO ( Santos, 2000 p. 41)
Visa publicar resultados de um estudo. Embora tenha formato reduzido (entre 5 e 10 páginas), é sempre um trabalho completo, um texto integral.
São geralmente utilizados como publicações em revistas especializadas, seja para divulgar conhecimentos, seja para comunicar resultados ou novidades a respeito de um assunto, como ainda, para contestar, refutar ou apresentar outras soluções de uma situação controvertida. À semelhança das monografias, deve conter uma introdução, um corpo (com subtítulos, porém não com capítulos) e uma conclusão. Do formato aconselhado de apresentação devem constar:
Título (subtítulo);
Autor(es);
Créditos do(s) autor(es) (formação, outras publicações, atividades importantes desenvolvidas ou em desenvolvimento relativas ao assunto apresentado);
Sinopse ou resumo do texto;
Introdução;
O corpo do artigo (com subtítulos, porém não com capítulos);
Conclusão;
Referências bibliográficas (o elenco dos materiais escritos utilizados como fontes de informação na confecção do texto, apresentados conforme normas da ABNT).
2. ARTIGO-RELATÓRIO OU RELATO DE EXPERIÊNCIA (Santos, 2000 p.42)
Tem a mesma finalidade e características gerais do artigo científico. Como os relatórios em geral, o artigo-relatório resulta da intenção de publicar resultados de pesquisas de campo ou de laboratório.
O formato sugerido para o artigo-relatório deve incluir:
1
Título (subtítulo);
Autor(es);
Créditos do(s) autor (es);
Sinopse ou resumo;
Introdução;
Documento elaborado por Prof. João Carissimi