Resenha crítica do texto corpo e estratégias de identificação na midiatização presidencial – silvio berlusconi, nicolas sarkozy e barack obama em 2009,
920 palavras
4 páginas
Resenha Crítica do texto Corpo e estratégias de identificação na midiatização presidencial – Silvio Berlusconi, Nicolas Sarkozy e Barack Obama em 2009, de Bruno OllivierPor Marina Reis dos Santos Silva.
Resenha crítica apresentada para a disciplina Comunicação e Política.
O texto de Bruno Ollivier apresenta como o corpo historicamente foi tomado como símbolo que representa muito mais do que o físico. O autor buscar elucidar ao leitor as diversas maneiras em que o corpo é utilizado e como o mesmo pode ser um meio de identificação de um líder com seus liderados. Para isso, toma como exemplo três figuras presidenciais contemporâneas e famosas.
Inicialmente, Ollivier situa o corpo num determinado perfil atual das comunicações cuja principal característica é a submissão das modalidades escritas e presenciais pelas redes sociais. Afinal, sabe-se que, por exemplo, o anúncio de uma notícia qualquer é divulgado na internet muito antes do que no jornal escrito, o que pode justificar o fato de que a maioria dos jornais escritos possuírem um site de divulgação dos fatos.
O autor prossegue o seu raciocínio através da utilização de exemplos fundamentais para o entendimento desse processo evolucionista do corpo. O primeiro exemplo citado é a explicação de como funciona o chamado corpo duplo, através da imagem da Igreja e do Papa numa época em que o Estado ainda não existia e não laicizado. A noção de corpo Duplo baseia-se na existência de um corpo físico, frágil e suscetível à morte, e um corpo místico/político, considerado imortal.
O segundo exemplo citado é a influência da morte sobre esse corpo. O autor explica como a imagem de um corpo pode ser mantida fisicamente, com os embalsamamentos, e questiona o intuito de tal prática. Apresenta ainda a noção da dualidade entre corpo público e privado. É notório nos dias atuais que mesmo apesar de sua morte, muitos líderes permanecem na memória do povo como um grande líder.