Estudante
1. Conceitos Importantes.
1.1. Carga ou força: qualquer força externa aplicada em um objeto. Na odontologia, temos como exemplo a força aplicada sobre uma restauração durante a mastigação.
1.2. Deformação: é uma alteração na forma e/ou dimensão do objeto. Qualquer força aplicada sobre um objeto provoca uma deformação, independente de seu valor. Na maioria das vezes não percebemos essa deformação, embora ela exista. Temos dois tipos de deformação:
1.2.1. Deformação elástica: o objeto retorna às suas dimensões originais assim que a força é removida. Este tipo de deformação está sempre presente, e é a primeira forma de deformação que ocorre quando o objeto é submetido a uma força.
1.2.2. Deformação permanente ou plástica: O objeto NÃO retorna às suas dimensões originais assim que a força é removida; uma alteração permanente na sua forma e/ou dimensão estará presente. Este tipo de deformação só ocorre depois da deformação elástica.
1.2.3. Deformação total: Embora não seja classificada como um tipo de deformação, como o próprio nome diz é o somatório dos dois tipos anteriores de deformação (elástica e permanente).
1.3. Tensão: É a reação do objeto à força aplicada. É mensurada relacionando-se a força aplicada com a área da secção transversal do objeto. Sua representação matemática pode ser expressa por:
Onde “F” é o valor da força aplicada; “A” é o valor da área da secção transversal do objeto, e “T” é a tensão gerada. A resistência de um material é expressa em um valor de tensão, portanto não é a força aplicada que fratura um objeto e sim a tensão nele gerada. Como exemplo, podemos usar a seguinte situação: somos capazes de rasgar uma folha de papel com facilidade; entretanto, dificilmente conseguiremos rasgar uma lista telefônica, sendo que ambas são feitas de papel. A única diferença é a área total das folhas. Podemos rasgar uma a uma, mas todas juntas não.
As tensões podem ser classificadas segundo a direção e