1564954945

2610 palavras 11 páginas
Núcleos de Pesquisa que abordem o tema Raça e Etnia
Projeto de pesquisa de iniciação cientifica em Raça e Etnia
Maria Josieth Gonçalves Baia(Orientadora:Professora Kirla Anderson)
Tucuruí, 18 agosto 2011
Palavras-chave: Raça, Afro-brasileiros. RELATÓRIO
INTRODUÇÃO
Ao longo das últimas décadas, o tema raça e etnia vêm sendo cada vez mais abordado, passa-se a ter uma preocupação relevante a cerca dos afro-brasileiros. Na realidade, essas temáticas discutidas não são uma novidade, pois, nos anos 70, constituiu-se o Grupo Negro da PUC-SP. Não é por acaso que, nessa mesma época, ela abriga o 1º Congresso Africano das Américas. A PUC-SP havia se tornado um nicho acolhedor para a população afro-descendentes.
A partir dai novos grupos surgem com a finalidade de estudo, pesquisa e extensão, desenvolvendo estudos sobre a população afro-descendente e sua cultura, focando especialmente as relações raciais, participando e realizando eventos que tirassem o negro da invisibilidade em que então vivia até os anos 90.
PROCEDIMENTO
A pesquisa teve um caráter quantitativo e exploratório tendo como fundamentação núcleos de pesquisa que abordem o tema raça e etnia no Brasil, bem como sua fundação, seus projetos e pesquisas. Também foram observados suas publicações e alguns eventos realizados pelos mesmos.
Foram feitos resumo e fichamento dos grupos e de suas pesquisas, estas encontradas durante o estudo.
RESULTADOS
Esta pesquisa encontrou núcleos de pesquisa de Raça e Etnia que serão listadas logo abaixo:
O Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO)
FUNDADO: 1959.
Criado pelo humanista português, Professor Agostinho Silva.
É um órgão suplementar da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia voltado para o estudo, a pesquisa e ação comunitária na área dos estudos afro-brasileiros e das ações afirmativas em favor das populações afro-descendentes.
ATIVIDADES:
· Cursos, seminários e conferências organizados por entidades culturais;·

Relacionados