Resenha Critica : Dos Cuidados com o Corpo Feminino em Reclames na Revista do Globo da década de 1930.
Acadêmico: Bruno Rodrigues
1. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
SCHOSSLER-CAROLINA, JOANA; Correia-Souza, Silvio, Marcus. Dos Cuidados com o Corpo Feminino em Reclames na Revista do Globo da década de 1930. In: Estudos Feministas. : Ano X n. v. 19, n. 1 (2011).
2. CREDENCIAIS DOS AUTORES
SCHOSSLER-CAROLINA, JOANA: mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e doutoranda em História na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
Correia-Souza, Silvio, Marcus.: Doutor em sociologia pela Westfälische Wilhelms-Universität Münster (Alemanha); estágio de pós-doutorado, Institut National de la Recherche Scientifique (INRS), do Québec (Canadá). Depto. de História. Centro de Filosofia e Ciências Humanas – UFSC.
RESUMO DA OBRA O ártico trata das mudanças nas representações do feminino na década de 1930 , com base na publicidade da revista o globo.
O ártico é constituído por subtítulos, na qual os autores contextualizam como se deu o processo de mudança no comportamento das pessoas, principalmente das mulheres, no que se diz respeito ao modo de se vestir, cuidado com o corpo, com o cabelo, com a pele, e com a aparência de um modo geral. O presente ártico também contextualiza a influência da indústria de cosmético sobre o comportamento e modo de agir das mulheres, a forte influência da mídia através das revistas de publicidade, trazendo fotos de modelos ou atrizes com os estereótipos de beleza considerados “adequados”.
Os autores contextualizam as mudanças que ocorreram ao longo dos séculos e como a publicidade acompanhou todo esse processo. Em 1920 a saúde da mulher estava relacionada diretamente a maternidade. E para isso a publicidade de remédios focava nos cuidados com o útero e ovário das mulheres, a saúde estava diretamente relacionado ao fato de a mulher consegui ser mãe. Em 1930 alguns anúncios de revista já vêm interferir, nessa idéia que a saúde da mulher estava