L ngua Portuguesa Ensino M dio 1
Assunto: Procedimento de leitura / sobre leitura, textos e leitores.
Leia cuidadosamente o Pop Card abaixo:
Assinale a alternativa que apresenta uma leitura ADEQUADA sobre o texto acima.
a) A expressão facial do senhor não representa o estado de espírito de quem padece de diabetes.
b) O semblante do homem não pode significar que ele possui o plano de saúde em questão.
c) O fato de o ator escolhido ser um idoso pode não prestar à associação entre a idade dele e a doença como sendo típica dessa faixa etária.
d) Fotografado numa piscina, o personagem se afasta de um modelo de homem ativo e saudável, fim do plano de saúde divulgado.
e) O uso do advérbio “sempre” e do adjetivo “cheio” pode se relacionar ao fato de o homem ter uma idade avançada.
RESPOSTA: A
As próximas cinco questões foram retiradas do vestibular 2009 da UFOP.
Aonde foi parar a boa e velha desordem brasileira?
O avião decolou do Rio de Janeiro e embicou para Belém num céu de brigadeiro. Praticamente não havia nuvens entre as janelas dos passageiros e o mundo lá embaixo. E o vôo, com três horas de duração e praticamente sem serviço de bordo, era um convite irrecusável a aproveitar a estiagem para ver, ao vivo, o que não passava de um mapa colorido de verde nas aulas de geografia, do tempo em que as escolas tinham aula de geografia.
A rota percorria a linha imaginária daquilo que o Brasil sempre chamou de sertão, uma autêntica Tordesilhas do interior supostamente impenetrável. Mas cadê o sertão? Com a estiagem amarelando a serra do Espinhaço, na primeira hora de viagem o mar de morros descascados foi logo avisando que tudo o que havia a conquistar o País já conquistou. Dali, a mais de dez mil metros de altitude, não se via uma nesga de terra sem a marca da grande marcha para o oeste, que levou a civilização brasileira a bater nos contrafortes dos Andes.
“É uma paisagem cicatrizada pelo trabalho humano”, dizia