Processo de Produção (corte fino)
É o processo de conformação de metais híbrido que combina as tecnologias de estamparia e extrusão a frio. São prensas de tripla-ação combinada com ferramentas que produzem peças especificas que seriam impossíveis de se fazer com qualquer outro processo de estampagem de peças, no processo de corte fino, as peças são produzidas em uma prensa com três forças ativas e em ferramentas de corte com o mínimo de folga, em ângulo reto com superfícies cortantes que não deixam rebarbas ou arestas e são extremamente planas. Isso permite que elas sejam utilizadas sem qualquer necessidade de retrabalho ou segunda operação ou processo.
Conhecida como Fineblanking é um processo único de conformação de metal, desenvolvido na Europa na década de 1920, seu uso é cada vez mais difundido entre engenheiros que tem descoberto que o processo pode proporcionar melhoria de custos e melhoria de qualidade em componentes críticos.
O processo é a combinação de um tipo muito específico de prensa hidráulica que tem três movimentos e ferramentas especialmente projetadas. A combinação da prensa com ferramental cria peças com marca de fineblanking totalmente cortadas e bordas de corte reto .
Também produz peças com pequenos furos e cortes finos em relação a espessura do material, peças com excelente planicidade, e partes que têm muito pouca variação dimensional.
Em suma, fineblanking é um processo de fabricação extremamente preciso de alto volume. Dependendo das exigências funcionais e estéticas de qualquer componente de metal dado.
História:
O processo fineblanking foi patenteado pela primeira vez em 1923 , na Alemanha . A ideia original era aplicar uma força de contra-pressão no blanking para evitar rebarbas e levando-os ao cisalhamento ao longo da espessura total do material. Esta tecnologia foi inicialmente empregado principalmente na indústria de máquinas de escritório e indústria de relógios.
Durante os primeiros anos , fineblanking tratou