Segmentação do mercado
26 fevereiro 2014 Comentários a segmentação de um mercado consiste basicamente em dividi-lo em subgrupos distintos de compradores, agrupados por características semelhantes. Estes grupos constituem os nichos de mercado, ou mercado-alvo, de acordo com a inclinação estratégica da empresa. Monte (1998) explica que as dificuldades enfrentadas pelas empresas em elaborar seu planejamento estratégico orientado para um mercado extremamente competitivo, em uma sociedade supercomunicativa, fizeram com que surgisse o conceito de posicionamento e a necessidade da segmentação dos mercados. Coughlan et al. (2002) complementam que as marcas devem ter seu alvo em um mercado-nicho; ou seja, um grupo bem definido de compradores, de forma a maximizar a probabilidade de estes clientes serem encontrados.
Estas linhas de ação baseiam-se em critérios de classificação, que podem ser de ordem geográfica, demográfica, com base no ciclo de vida, sexo, renda, psicográfica, comportamental, entre outros. A segmentação permite às empresas direcionarem mais eficazmente as ações de marketing, de forma que estas ações otimizadas surtam maior efeito com menos esforços e investimentos. Desta forma, atuar em um mercado segmentado orienta mais precisamente as ações da gerência de marcas; pois, ao tomar por base as expectativas de seu mercado-alvo, torna-as extremamente eficazes, quando comparadas à complexidade de se gerenciar marcas voltadas aos mercados de massa. Dentro de um segmento de mercado, as empresas disputam a preferência dos consumidores buscando o nível mais alto de consciência de marca, que vem a constituir o posicionamento de marca.
24 fevereiro 2014 Comentários a publicidade é o meio que permite que o anunciante entre na cabeça do consumidor para provar e estabelecer o posicionamento da marca transmitindo a sua mensagem diferenciadora (baseada no produto e/ou de ordem emotiva e psicológica), segundo Sal randazzo (RANDAZZO, 1997). A