Fabricação de ferramentas de corte para um processo de usinagem
Uma das maneiras de se dar forma a uma peça é através de ferramentas de corte, que basicamente retiram material da peça na forma de cavacos até se obter as dimensões e formas necessárias. Esse processo é chamado de usinagem, e permite obter peças com dimensionamento preciso e superfície extremamente regular, melhorando a precisão e eficiência da mesma.
A usinagem é utilizada com o propósito de dar acabamento para peça, realizando ajustes finais e regularizando a superfície da mesma, removendo assim defeitos superficiais, diminuindo o atrito ou ainda removendo oxidação proveniente do processamento. Existem ferramentas de corte indicadas para as mais diversas formas de usinagem, dependendo da necessidade específica. As características do material com qual a ferramenta é fabricada é que irá determinar as condições em que essa ferramenta poderá ser operada com máxima eficiência.
1.1 OBJETIVOS
Este trabalho tem o objetivo de apresentar a fabricação de ferramentas de corte dando ênfase na parte de furação explicando detalhadamente todos os processos e as suas etapas até sua aplicação final no produto.
2.0 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Uma ferramenta de corte é qualquer objeto cortante que remova material, tendo em suas propriedades um material mais duro do que está sendo cortado ou usinado. Este processo ocorre através de cisalhamento do material, onde a ferramenta deve suportar o calor gerado pelo efeito do corte.
As ferramentas possuem ângulo e geometria especifica projetada para que somente a ponta ou gume principal de corte tenha contato com a peça a ser cortada e os restantes dos ângulos secundários apenas aliviem a pressão de corte (ângulos de saída). Estes ângulos como o de saída e de incidência são importantes para que se possa ter um longo período de corte chamado vida útil capacidade de produzir e cortar a quantidade de peças que lhe foram proposta. (Guhring,2006)
Segundo FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO (1996), afiação é a operação de dar