Recursos humanos
FAR – FACULDADE ALMEIDA RODRIGUES
TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
ADRIANA ALCÂNTARA DE OLIVEIRA
TREINAMENTO ORGANIZACIONAL
RIO VERDE – GO
2012/2
ADRIANA ALCÂNTARA DE OLIVEIRA
TREINAMENTO ORGANIZACIONAL
Área temática de projeto apresentados a Faculdade Almeida Rodrigues - FAR, especificamente ao Nicon (Núcleo de Iniciação Cientifica e Orientação Monográfica) sob orientação da Profª MS. Fernanda Maria Jacinto.
RIO VERDE – GO
2012/2
1. INTRODÇÃO
Há uma crescente preocupação entre os pesquisadores e os profissionais acerca da avaliação de treinamento. Isso é devido, principalmente, ao aumento do volume de investimentos em treinamento pelas organizações e à necessidade de mensuração de sua eficácia, tanto no nível individual quanto no organizacional.
Na avaliação de treinamento, são colhidas informações sistemáticas sobre todo o processo, e é atribuído valor ao treinamento, com o julgamento do grau em que ele contribuiu para o desempenho dos indivíduos, grupos e organização. A avaliação também funciona por meio da realimentação do sistema de treinamento, ao identificar necessidades de aperfeiçoamento nos programas e ao apontar os aspectos positivos. Um dos seus desafios é verificar as contribuições desses programas em termos de seus efeitos em níveis distintos.
2. JUSTIFICATIVAS
Entende-se que treinamento tem como finalidade melhorar o desenvolvimento profissional do ser humano na sua organização, e no desempenho das suas funções além de ser o processo que visa à preparação e ao aperfeiçoamento das habilidades e dos conhecimentos dos funcionários de uma organização.
"Treinamento é um processo de assimilação cultural a curto prazo, que objetiva repassar ou reciclar conhecimento, habilidades ou atitudes relacionadas diretamente à execução de tarefas ou à sua otimização no trabalho" (MARRAS 2001, p. 145).
Robbins (2002 - b, p. 469) comenta que:
"A maioria