Processos de comunicação-tst
DO TRABALHO
PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO I
Professora: Luciana Disciplina: Processos de Comunicação I
Turma: TST 2012
Equipe:
Cláudia Mendes
Emilson J. Cezar Melo Milton Fraga Ricardo Maliceski Júnior
Jean Nascimento
Camboriú, 07 de Setembro de 2012
Conceituando as Características Linguísticas de Um Texto
Concisão: Concisão é um termo relacionado à construção de textos em que estes estão expostos de uma maneira coerente e sucinta, ou seja, apresenta todas as ideias relevantes sobre determinado assunto, utilizando o mínimo de palavras intercontextuais que apenas servem para implementar um texto (geralmente utilizadas em teses, artigos, dissertações). Segundo o dicionário, a palavra concisão significa, em termos gerais, brevidade de assunto, precisão, sendo assim, um texto conciso é um texto objetivo, transparente e consequentemente possui clareza.
Objetividade: Um trabalho conciso deve necessariamente ser um trabalho objetivo e claro. A objetividade trata-se basicamente de pontuar as características mais abrangentes, as ideias principais referentes ao assunto relacionado. Quando se redige um texto, é necessário transmitir somente o ponto em que se quer chegar, pois isso deixa um texto mais transparente e convincente.
Clareza: Sendo este um dos principais elementos numa construção textual, é necessário juntamente com a objetividade e concisão, determinar o que será redigido e de que maneira será repassado ao leitor. É necessário haver um caminho a ser trilhado, pois se desviado deste, é possível que a ideia se torne vaga, para tornar uma ideia clara. O cuidado com o objetivo e a linguagem utilizada no texto é fundamental, já que usando palavras com duplo sentido ou deixando implícita a ideia, ocasionará uma perda de foco.
Coerência: Uma escrita coerente é a conectividade entre os assuntos abordados no texto. Além de possuir os itens anteriores, em um texto, formal ou informal, é necessário possuir