Processos Da Gest O Ambiental
A gestão ambiental tem como maior objetivo, utilizar de maneira racional os recursos naturais, incluindo fontes de energia, renováveis ou não. Há algum anos atrás as pessoas perceberam que a preservação do planeta Terra significa também a preservação da sua própria vida.
Inicialmente, a preocupação era pela extinção dos animais, mais tarde a questão da derrubada das florestas, a poluição do ar, e em seguida, a poluição industrial e agrícola e também a preocupação com a poluição gerada nos países em desenvolvimento, pela falta de infra-estrutura urbana.
Quanto mais a sociedade se conscientiza da necessidade de se preservar o meio ambiente, a mesma começa a pressionar as empresas a buscarem formas e alternativas de desenvolver suas atividades econômicas de maneira mais racional.
A partir do momento que a empresa coloca no mercado um produto que mostra a preocupação com a preservação do meio ambiente, esta empresa juntamente com seu produto, passa a se tornar uma referência.
Hoje, milhões de pessoas em todo o mundo lutam tentando mostrar os perigos iminentes de uma postura agressiva ao meio em que vivemos, e os riscos concretos que corremos.
Esta mudança na percepção da questão ambiental obrigou o setor industrial, a desenvolver e implantar sistemas de gestão de seus processos de maneira que atendessem a demanda vinda de seus clientes e cumprissem com a legislação ambiental vigente.
A estes sistemas denominaram Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Com estes sistemas, os empresários começaram a verificar que uma postura ambientalmente correta impactava e gerava benéficos a empresa trazendo qualidade e conseqüentemente melhores resultados econômico-financeiros.
O processo de implementação de um Sistema de Gestão consta de 4 fases:
1 - Definição e comunicação do projeto (gera-se um documento de trabalho que irá detalhar as bases do projeto para implementação do SGA);
2 - Planejamento do SGA (realiza-se a revisão ambiental inicial,