Processos Cana de Açúcar e Álcool
PROCESSO INDUSTRIAL
USINAS DE
AÇÚCAR E ÁLCOOL
INTRODUÇÃO ATIVIDADE INDUSTRIAL Nas usinas de açúcar e álcool, o processamento da cana é feito com uso intenso de água. São empregados, também, reativos químicos e biológicos, como soda cáustica, cal, ácidos e leveduras. Como resultado do processo, são produzidos: açúcar, álcool, energia e proteínas de levedura, além de uma série de resíduos sólidos, líquidos e gasosos.
MATÉRIA-PRIMA: CANA-DE-AÇÚCAR As plantações de cana existentes no Brasil e no Mundo são feitas com espécimes híbridas, modificadas geneticamente, para melhor atender às indústrias. Todos os híbridos são modificações da Saccharum officinarum caracterizada pelo seu alto teor de sacarose e baixo percentual de fibras.
FASES DOS PROCESSOS
Fases 1 e 2 são iguais para fabricação do Açúcar e do Álcool
1 - Colheita e Transporte A safra da cana-de-açúcar é sazonal iniciando em maio e terminando em novembro. Neste período ocorre o amadurecimento da cana devido a fatores climáticos como falta de umidade, luminosidade e frio. Com o amadurecimento, as canas passam a ser cortadas de forma planejada. A colheita é feita por operários (cortadores de cana) ou por máquinas apropriadas. A cana cortada é transportada via caminhões ou trens para a indústria e moída dentro de 48 horas, para que a sacarose não cristalize e para que a cana não perca peso devido a essa cristalização.
2 - Moagem A cana que chega à unidade industrial é processada o mais rápido possível. Este sincronismo entre o corte, transporte e moagem é muito importante, pois a cana é uma matéria prima sujeita a contaminações e conseqüentemente de fácil deterioração. Antes da moagem, a cana é lavada nas mesas alimentadoras para retirar a terra proveniente da lavoura. Após a lavagem, a cana passa por picadores que trituram os colmos, preparando-a para a moagem. Neste processo as células da cana são abertas