Graduação
FMGR – FACULDADE METROPOLITANA DA GRANDE RECIFE
Petróleo e Gás – P&G 5A/N
Processo da cana-de-açúcar para a obtenção do etanol
Adaias Amaro dos Santos 20110472-6
Álvaro Henrique Barboza da Silva 20111298-4
Breno Gomes Rocha 20110601-0
Eduardo Ramos de Assis 20110961-8
José Marcel Ferreira dos Santos 20110378-5
Jaboatão dos Guararapes – PE, Abril de 2013.
OBJETIVO
Mostrar como é executado o processo para se obter o etanol da cana-de açúcar assim como também seus resíduos.
INTRODUÇÃO
Este trabalho é titulado “processo de produção do etanol da cana-de-açúcar” e tem com objetivo mostrar a utilização do caldo da cana-de-açúcar para a produção de etanol é o foco deste trabalho, tem como função fornecer as informações necessárias ao perfeito conhecimento das operações unitárias da produção do álcool de cana-de-açúcar. Um dos principais problemas encontrados na produção do álcool é a geração de resíduos que podem causar contaminações ambientais, Todas as etapas de produção do álcool estão descritas, desde a recepção da cana até a destilação, além de apresentar os diversos tipos de álcool e as analises físico químicas realizadas. Para o desenvolvimento do trabalho foi empregada à metodologia de pesquisa bibliográfica e de pesquisa de campo em uma usina.
O processo de produção do álcool consiste em varias etapas, que serão esclarecidas ao decorrer de todo o trabalho tais como: Recepção da cana, limpeza da cana, prepara para moagem, extração do caldo, tratamento do caldo, evaporação do caldo, cozimento, fermentação, destilação. E por fim os resíduos resultantes do sistema de produção do etanol.
Revisão da literatura
A História da Cana-De-Açúcar no Brasil
Proveniente do sul e sudeste asiático, a cana-de-açúcar teve inicio no século XXI. De inicio aqui no Brasil, foi introduzida em áreas onde não era cultivada. A Espanha sendo o primeiro continente. E depois em países como