Etanol
Produzido através da fermentação de amido e de outros açúcares, em especial da cana-de-açúcar, o etanol(C2H6 O), também chamado de álcool etílico, é um biocombustível altamente inflamável e incolor, sendo muito utilizado em automóveis. Essa substância é renovável, pois sua matéria-prima é obtida através de plantas cultivadas pelo homem.
Processo de obtenção do etanol a partir do milho
O etanol é produzido a partir de milho como uma biomassa industrial através de fermentação, destilação e tratamento químico. A produção de etanol pode ocorrer através de dois métodos de transformação do milho: moagem seca ou úmida. No processo a seco são obtidos produtos tais como: canjica especial, canjicas para cereais matinais e para produção de pipocas expandidas, canjicão, gritz de milho, óleo de milho bruto e refinado e a sêmola de milho. Esse processo não requer muita tecnologia e também não gera muitos produtos sofisticados. Os derivados tecnologicamente superiores são oriundos do processamento via úmida.
No processo via úmida, o etanol é obtido segundo as seguintes etapas: - Recebimento, controle e limpeza A primeira etapa no processo é limpar o milho recebido, para remover materiais estranhos como pedaços de sabugo, partículas metálicas, pó. Essa operação é feita com peneiras, ar comprimido, eletroímãs e outro processos de separação, que torne a operação eficiente na limpeza dos grãos.
-Maceração ou amolecimento O milho limpo é transportado para grandes tanque de maceração, em aço inox, onde ficará entre 24 a 48 horas, em água aquecida (51 a 54ºC), contendo pequenas quantidades de dióxido de enxofre dissolvido (em torno de 0,1 a 0,3%). O ácido sulfúrico diluído, formado pela interação do dióxido de enxofre e a água controla a fermentação, evitando um excessivo crescimento bacteriológico, e ajuda na separação do amido e das proteínas. O teor de umidade dos grãos aumenta para cerca de 45%, dobrando de tamanho. Durante a maceração, os componentes