processos administrativos
PASSO 1:
A cafeteria deveria ter um líder democráta que tem as seguintes caracteristicas:
-As diretrizes são debatidas pelo grupo, estimulado e assistido pelo líder;
-O próprio grupo esboça as providências e as técnicas para atingir o alvo solicitando aconselhamento técnico ao líder quando necessário, passando este a sugerir duas ou mais alternativas para o grupo escolher. As tarefas ganham nova perspectivas com os debates;
-A divisão das tarefas fica a critério do próprio grupo e cada membro tem liberdade de escolher seus companheiros de trabalho;
-O líder procura ser um membro normal do grupo, em espírito, sem encarregar-se muito de tarefas.
-O líder é "objetivo" e limita-se aos "fatos" em suas críticas e elogios.
Além desses papéis o líder deve saber influenciar pessoas para alcançar os objetivos estabelecidos. Deve possuir o poder de entusiasmar e persuadir o outro.
PASSO 2:
Primeiramente a cafeteria deveria de cortar os gastos, deveria procurar outros fornecedores tanto de copos descartáveis como de grãos de café, além de inovar e colocar algo novo na cafeteria como uma área para fumantes, e também investir no tabaco, pois grande parte da população que toma bastante café no dia a dia é viciada em tabaco, isso traria mais lucro para a empresa, a cafeteria também deveria de começar a investir em salgados pequenos que fossem de encomenda para festas.
O melhor tipo de liderança para empresa é o líder democráta, que é o líder que participa das reuniões e é como um membro normal do grupo.
O Rômulo é dono de uma firma de estrutura metálicas e caldeiraria na cidade de Cláudio, em Minas Gerais. Há 23 meses no mercado, o negócio emprega 12 pessoas. O empresário diz que enfrenta dificuldades para administrar a produção respeitando o prazo de entrega. Isso porque as suas equipes não conseguem cumprir os prazos estabelecidos para terminar o serviço.
“Em cada obra, temos uma equipe com um líder, que me passa o tempo que gasta para entregar determinada obra.