processos administrativos
Planejamento é uma técnica para absorver a incerteza sobre o futuro e permitir maior consistência no desempenho das organizações. Envolve varias formas de lidar com a mudança e a incerteza, o planejamento pode levar a um ponto em que as decisões importantes são adiadas ou simplesmente não são tomadas por alguma situação. Planejamento começa com a determinação dos objetivos e detalha os planos necessários para atingi-los com eficiência e eficácia, assim planejar significa definir os objetivos e escolher antecipadamente o melhor curso de ação para alcançá-los com o mínimo de esforço e custo. O planejamento define onde se pretende chegar, o que deve ser feito para tanto, quando,como e em qual seqüência. Planejar não se trata de se adivinhar o futuro, mas sim reconhecer ações presente que refletem necessariamente antecipações e presunções sobre o futuro. O planejamento é elaborado por diferentes níveis organizacionais, pois existe uma hierarquia de planos, sendo então 3 níveis distintos de planejamento: Planejamento estratégico, Planejamento tático, Planejamento Organizacional.
Planejamento Estratégico: é o planejamento mais amplo e envolvente e abrange toda a organização como um sistema único e aberto. Suas principais características são:
Projetado para longo prazo: seus efeitos e conseqüências estendem-se por vários anos.
Envolve a empresa como uma totalidade: abrange todos os recursos e áreas de atividades e preocupa-se em atingir objetivos globais da organização.
É definido pela cúpula da organização: situa-se no nível institucional, corresponde ao plano maior ao quais todos os demais planos estão subordinados.
É voltado para a eficácia da organização: alcançar seus objetivos globais, apresentar resultados. É o sentido da excelência organizacional.
O planejamento estratégicos exige sete etapas:
1. Determinação dos objetivos
2. Analise ambiental