CANCER ARTIGO BASICO
O câncer ainda faz muitas vítimas em todo o mundo, apesar da intensa pesquisa sobre esse mal.
Esse esforço, porém, permitiu que os cientistas conhecessem de maneira detalhada os mecanismos básicos da doença.
Os maiores avanços obtidos no tratamento do câncer nos últimos tempos foram o aumento da sobrevida dos pacientes e até a cura, em certos casos, mas a prevenção e o diagnóstico precoce ainda são as formas mais eficazes de evitar ou controlar a doença.
Enilze M. S. F. Ribeiro e
Newton Freire-Maia
Departamento de Genética,
Universidade Federal do Paraná
CÂNCER
Apesar dos bilhões de dólares investidos em pesquisas, especialmente nas últimas três décadas, a diminuição da freqüência do câncer na população humana e da taxa de mortalidade dessa doença ainda está bem abaixo do que se poderia esperar (figura 1). Isso não significa, porém, uma derrota para a ciência: importantes progressos foram obtidos, em especial no conhecimento dos mecanismos básicos de desenvolvimento desse mal.
Muito do que se sabia sobre certos fatores que geram ou favorecem o câncer, como o fumo, a dieta inadequada (responsável por cerca de 10% dos cânceres humanos), a radiação ultravioleta e os agentes de algumas doenças sexualmente transmissíveis
(como o vírus da hepatite B, o vírus da Aids e o papilomavírus humano), vem sendo reavaliado, sob a ótica de um novo conhecimento. Sabe-se hoje que todas as formas de câncer decorrem de alterações no material genético de nossas células. São, portanto, doenças genéticas.
34 • C I Ê N C I A H O J E • v o l . 3 2 • n º 1 8 9
70.000
Feminino
60.000
Masculino
50.000
40.000
30.000
20.000
10.000
Pele não
Mama Próstata melanoma feminina
Traquéia
Brônquio
e pulmão
Estômago
Cólon Colo do útero Boca e reto
Figura 1. Número de casos novos dos tipos de câncer mais freqüentes na população brasileira
(estimativa para 2002)
G E N É T I C A
Causas,