Processos administrativos
1.2.2 Organização
É o ato de definir e dividir as atividades e os recursos necessários disponíveis para que os objetivos propostos sejam alcançados. Implica também na atribuição de responsabilidade e autoridade a pessoas e grupos.
Segundo Stoner e Freeman (1985, p.6), “organizar é o processo de arrumar e alocar o trabalho, a autoridade e os recursos entre os membros de uma organização de modo que eles possam alcançar eficientemente os objetivos da mesma”.
Organizar é promover um arranjo entre os colaboradores da empresa, os recursos disponíveis e autoridade necessária para que os objetivos propostos sejam alcançados de forma efetiva.
1.2.3 Liderança
É o processo de trabalhar com pessoas para possibilitar a realização de objetivos. Para Stoner e Freeman (1985, p.7), “liderar significa dirigir, influenciar e motivar os empregados a realizar tarefas essenciais”.
Conforme Bateman e Snell (1998, p.28):
“Liderar é estimular as pessoas a serem grandes executores. É dirigir, motivar e comunicar-se com os funcionários, individualmente e em grupos. Liderar envolve o contato diário e próximo com as pessoas, ajudando a guia-las e a inspira-las em direção ao atingimento dos objetivos organizacionais. Ocorre em equipes, departamentos, divisões e no topo da totalidade das organizações”.
1.2.4 Controle
É uma das fases do processo administrativo de fundamental importância. Verifica se o que foi planejado realmente ocorreu, ou seja, se os objetivos estabelecidos foram alcançados. Nessa fase é importante que sejam estabelecidos padrões de desempenho e se esse desempenho foi atingido, identificar os motivos e ações necessárias para suprir essas deficiências.
É importante frisar que na prática organizacional essas funções interagem entre si, sob vários aspectos, exercendo, portanto, o mesmo grau de importância para uma gestão eficaz das
A Organização, neste caso, tem dois sentidos: * Unidade ou Entidade Social * Função