Como melhorar a gestão e tornar ambientalmente correto um lava-jato?
Publicado em 5 de 13 de agosto de 2009 às 04h23 por Fernanda Peregrino
Aproveitar as águas das chuvas e adotar medidas de consumo consciente são tremendas inovações para um lava-jato. O dono de um car wash em Palhoça (SC) quer tornar o seu negócio ambientalmente correto e pediu orientação para o Faça Diferente. “Em breve, ampliarei a nossa área de trabalho e os serviços oferecidos, com isso, espero aumentar a clientela. Também captarei água da chuva a fim de reduzir os gastos e preservar os recursos naturais. Peço ideias para gerir uma empresa sustentável”.
Leia às orientações dadas pelo Faça Diferente:
1. Público-alvo: defina bem o seu público-alvo, ponderando se o seu mercado abrangerá apenas os carros e motos ou também possibilitará o atendimento de caminhões e ônibus, o que exigiria uma estrutura maior.
2. Atendimento: para atrair novos clientes e aumentar as vendas, se diferencie da concorrência. Faça uso de algumas estratégias, tais como atendimento sete dias por semana; facilidade para agendar horários por telefone ou site; e ofereça serviços adicionais que interessem à sua clientela.
3. Serviços: Em um lava-jato, tradicionalmente, os serviços são divididos em dois grupos:
a) Limpeza: lavagem simples (com ou sem cera); lavagem completa (com ou sem cera); lavagem de bancos e estofados; lavagem de motores, forro e teto;
b) Conservação: polimento; impermeabilização; proteção e revitalização de pintura; e hidratação em couro.
Algumas empresas estão apostando na limpeza interna completa, na qual o interior do veículo é totalmente desmontado, incluindo a forração, carpete, bancos, laterais e porta malas, seguida por uma higienização com aplicação de fungicidas, bactericidas e odorizadores especiais.
Outras possibilidades de serviços adicionais que podem trazer maior comodidade aos clientes são: recuperação de veículos que sofreram alagamento; higienização dos sistemas de ar/ventilação;