processos administrativos
Uma organização não pode trabalhar com improvisações, tudo nela tem que haver o principal para um desenvolvimento de um trabalho, ou seja, o Planejamento, que é a primeira função administrativa, servindo de base para as demais funções definindo quais os objetivos a serem atingidos.
Planejamento é um desejo de um futuro diferente e rentável onde se aplica meios para alcançá-lo.
Em síntese podemos definir planejamento como sendo o exercício sistemático da antecipação. Essa antecipação pressupõe a necessidade de um processo decisório que ocorrerá antes, durante e depois de sua elaboração na empresa.
2- Tipos de Planejamento
Existem 03 tipos de planejamento, o planejamento estratégico, o planejamento tático e o planejamento operacional.
Planejamento Estratégico – é o processo gerencial que possibilita ao executivo estabelecer o rumo a ser seguido pela empresa com o seu ambiente.
Planejamento Tático – São para os objetivos de curto prazo, e com maneiras e ações que, normalmente, afetam somente uma parte da empresa.
Planejamento Operacional – É a formalização, principalmente através de documentos escrito das metodologias de desenvolvimento e implantações estabelecidas.
Segundo Maximiano o planejamento é composto de três passos, a aquisição, o processamento dos dados e a preparação do plano.
A aquisição de dados nada mais é do que informar sobre o presente, o passado e o futuro da organização.
Processamento de dados é a transformação de informações antigas em novas informações.
E na sequência a preparação do plano. Isso tudo é o que gera o planejamento.
Conforme o PLT cada planejamento tem um setor e uma duração, já para Maximiano as etapas são produzidas por um único setor, passando por uma sequência. Com isso atingindo o objetivo do planejamento.
Ainda pelo PLT, o planejamento é para a tomada de decisões futuras.
Peter Drucker avalia o planejamento como forma de diminuir os percalços mesmo na sociedade quanto na política, para ele o