Processos administrativos
A administração é um fator variável, sofre um processo de mutação constante, isso para se adaptar, enquadrar, à necessidade não só dos nossos dias, como também para os dias vindouros. Antigamente a administração se enquadrava perfeitamente a época, mas hoje seria totalmente inadequado, pois estamos em uma nova era, vivenciados outro quadro social, pode-se assim dizer, um suicídio premeditado. O que é tido certo, hoje, daqui a um mês já pode estar errado essa nova era está repleta de trabalhadores esperando oportunidade de demonstrar as suas habilidades e quem não estiver preparado para essa competição será “pisoteado” pelos demais.
A empresa é o retrato de seu líder, ou seja, é o reflexo de suas ações. Se o líder for organizado, for criativo a empresa também será, a empresa depende diretamente de seus líderes e para uma empresa permanecer viva deve estar em crescimento permanente. O que normalmente impede as empresas de crescer são os hábitos e costumes de seus líderes, o que certamente ocasionará a “morte” da empresa.
Abordaremos nesse trabalho a principio entendendo a ênfase a preocupação e a teoria da administração. Mas o foco maior será sobre a história de uma empresa de cana-de-açúcar, desde sua fundação, a maneira como essa empresa contribui para as cinco variáveis - tarefas, estrutura, pessoas, ambiente e tecnologia.
Como uma empresa que estava quase na falência conseguiu dar a volta por cima, depois de um pedido de recuperação judicial, o que contribuiu pra que se chegasse a essa crise, qual foi o impacto econômico causado e como foi elaborado processo administrativo: o planejamento, a organização, a direção e o controle. E por fim veremos que depois de superada a crise, quais são as expectativas para o futuro e como se preparar para não passar por outra, como os administradores pretendem fazer para manter a uma gestão de competências.
2 DESENVOLVIMENTO
A teoria geral da administração começou com a ênfase nas tarefas, com a