processos adm
Optar pela não-profissionalização equivale a condenar sua empresa ao desaparecimento.
Profissionalizar empresas familiares não significa mudar o gerenciamento de familiar para não familiar, mas melhorar os padrões éticos e de desempenho. Um gerente profissional pode perfeitamente ser um membro da família ou não. Entretanto, a realização desse processo esbarra em problemas sérios. Primeiro, porque a profissionalização pode custar caro, já que as empresas têm que aumentar a remuneração para atrair novos funcionários, investir em tecnologias ou introduzir sistemas de planejamento, controle e gerenciamento de desempenho. Depois, porque é necessário superar o problema de adquirir a confiança da família na nova forma de administrar.
Outro obstáculo é o compartilhamento do poder, já que a profissionalização só acontece quando outras pessoas podem tomar decisões. Apesar das dificuldades, é preciso insistir na profissionalização, pois o mais comum nas empresas familiares, a partir de uma determinada etapa do crescimento, é que a disputa por status, poder, controle, reconhecimento e, até mesmo, por amor afaste os membros da família do objetivo central, que é a direção do negócio.
Qual das seguintes alternativas, se verdadeira, mais enfraqueceria a conclusão do texto acima?
a) A contratação de profissionais treinados e competentes pode evitar o desaparecimento precoce das empresas familiares.
b) O conhecimento de administração e a experiência gerencial são essenciais para a profissionalização das empresas familiares.
c) O tipo de empresa a que se refere o texto geralmente é administrado por membros da mesma família.
d) O processo de profissionalização de empresas raramente pode ser chamado de bem-sucedido.
e) As disputas por status, poder, controle e reconhecimento constituem elementos
que