ATPS Mecanica Aplica da 1
5º SERIE ENGENHARIA MECANICA
Desafio:
Aperfeiçoamento e capacitação de um setor de funcionários de uma empresa que produz engrenagens.Dentro de suas atribuições de engenheiros ,vocês deverão explanar em detalhes o funcionamento das engrenagens utilizadas nas transmissões de veículos automotores produzidos por essa empresa utilizando peças ,ilustrações ou até mesmo réplicas e maquetes e seminário didático que possam veicular o conhecimento direcional aos funcionários sobre o assunto.
Objetivo do desafio:
Explanar,num seminário,sobre o funcionamento das transmissões de movimentos circulares nos veículos automotores,conduzir conceitos sobre o tema,e dinamizar a compreensão sobre as aplicações e aos diversos tipos de transmissões existentes.
ETAPA 1
Compreender sobre os aspectos da cinemática circular aplicada,principalmente das engrenagens de veículos automotores.
PASSO 1
Pesquisar sobre diversos tipos de engrenagem utilizadas .Reunir fotos ,imagens e esquemas que expliquem a funcionalidade de cada espécie de engrenagem.
As engrenagens são máquinas simples voltadas para a redução ou para o aumento da velocidade angular da rotação, de um determinado dispositivo, ou alterar sua direção.
Esse movimento é gerado através de rodas com “dentes” que giram precionando os dentes das outras rodas gerando esse fenômeno. Ou seja, as engrenagens operam de maneira que os dentes de uma se encaixam com a outra.
As engrenagens não só apresentam tamanhos variados, mas também se diferenciam em formato e tipo de transmissão de movimento. Dessa forma, podemos classificar as engrenagens empregadas normalmente dentro dos seguintes tipos:
1º Engrenagem Cônica: É empregada quando as árvores se cruzam; o ângulo de intersecção é geralmente 90°,é usada para mudar a rotação e a direção da força.
2° Engrenagem Reta: Os dentes são dispostos paralelamente entre si em relação ao eixo, É usada em