Ontologias (Ciência da Informação)
Segundo Aristóteles
Aristóteles: É a Filosofia Primeira que trata do estudo do ser.
De acordo com o Dicionário Oxford de Filosofia
Dicionário Oxford de Filosofia: Ontologia é “[...] o termo derivado da palavra grega que significa ‘ser’, mas usado desde o século XVII para denominar o ramo da metafísica que diz respeito àquilo que existe” (Blackburn & Marcondes, 1997 apud Almeida & Bax, 2003).
Ontologia na Ciência da Informação
O estudo da ontologia é uma questão pertinente dentro da CI. Em uma pesquisa realizada por Nascimento et al (2007) apresentou-se uso e a evolução do termo ontologia, a partir de artigos em periódicos indexados base Library and Information Abstract (LISA). No artigo, o período de estudo limita-se entre os anos de 1977 a junho de 2006.
Em relação a definição do termo ontologia, muitas definições são apresentadas na literatura, nesse contexto, Schiessl e Bräscher (2012) realizaram uma pesquisa concluíram que a definição que melhor caracterizam a essência da ontologia é resultado da combinação de duas definições muito citadas na literatura.
Gruber (1993): Especificação de uma conceitualização.
Borst (1997): Especificação de uma conceitualização compartilhada.
Studer, Benjamins e Fensel (1998): Especificação explícita e formal de uma conceitualização compartilhada.
*Por especificação explícita entende-se que os conceitos, relações e axiomas estão explicitamente definidos.
*Por formal entende-se que é algo legível por computador.
*Conceitualização refere-se a um modelo criado pela a mente humana para representar algo da realidade.
*Compartilhada essa representação tem que ser a mesma entre as pessoas que irão utilizar a ontologia. Conhecimento consensual
Contexto
Com a evolução das tecnologias de informação, principalmente após o ano de 1989, com a invenção da World Wide Web por Tim Berns-Lee, o aumento de informações disponíveis cresceu exponencialmente. Esse crescimento dificultou os processos