Introdução a ontologias
SEMINÁRIO: INTRODUÇÃO À ONTOLOGIA
Prof.º Andrés Villafuerte
Aluno: ALEXANDRE PERPÉTUO DA ANUNCIAÇÃO FRANCISCO, 4.º PERÍODO NOTURNO - BIBLIOTECONOMIA
Introdução à Ontologia
O termo Ontologia tem sua origem na filosofia, e embora seja objeto de estudo desta ciência, o termo está empregado e utilizado como ferramenta em várias outras disciplinas, entre elas estão a Ciência da Computação (CC) e a Ciência da Informação (CI).
Na Biblioteconomia as ontologias são poderosas ferramentas de representação dos conceitos de um determinado domínio, e tem como objetivo o compartilhamento de informações de uma área do conhecimento.
O estudo de uma ontologia e sua construção está ligado as taxonomias e dentro destas a teoria do conceito. Taxonomia é um processo de categorizar uma área do conhecimento organizando-a em grupos e requer grande capacidade intelectual do especialista na sua construção. Já a Ontologia é a representação de um domínio de conhecimento a partir dos seus conceitos e da forma como eles se relacionam. Um conjunto de conceitos hierarquizados pode ser usado como uma base de conhecimento, as ontologias objetivam compartilhar e reutilizar estas bases e através da cooperação utilizar várias ontologias de uma mesma área do conhecimento.
Entre suas aplicações estão a Gestão do Conhecimento, Processamento de Linguagem Natural, Recuperação de Informação na Web e Integração de Banco de Dados.
Para a construção de ontologias utiliza-se várias ferramentas, metodologias e linguagens próprias. A ferramenta mais utilizada na sua construção é o Protégé e
dentre as linguagens utilizadas contamos principalmente com OWL e RDF.
De acordo com o que observei pessoalmente em buscas na web, a maior aplicação das ontologias está no projeto da WEB SEMÂNTICA, esta é uma atualização da web atual, e tem como intenção principal permitir aos computadores e humanos trabalharem em cooperação. A Web semântica interliga o