Processo adm
O presente trabalho refere-se à ATPS solicitado na Disciplina de POCESSOS ADMINISTRATIVOS e visa sistematizar o Processo Administrativo (planejar, organizar, coordenar e controlar) por meio da elaboração de um relatório com um plano estratégico para a realização de um projeto de extensão universitária.
Eis uma forma de relacionar as matérias estudadas ao longo do curso, possibilitando assim maior compreensão sobre os temas abordados e sua aplicação na realidade profissional para qual nós estamos nos preparando.
Este trabalho se divide em 4 (quatro) capítulos, sendo:
Primeiro Capítulo: PLANEJAMENTO
Segundo Capítulo: PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA;
Terceiro Capítulo: ;
Quarto Capítulo: .
Este trabalho foi desenvolvido pelos participantes mediante pesquisas diversas e relatórios parciais que foram reunidos neste trabalho sob análise e acompanhamento de todos os participantes.
CAPÍTULO I
PLANEJAMENTO
1.1 INTRODUÇÃO
Planejamento é uma das etapas do Processo Administrativo. “Processo significa qualquer fenômeno que apresente mudança contínua ou sequente” (CHIAVENATO, Idalberto. Administração: teoria, processo e prática. 4.ed, Rio de Janeiro: Elsevier, 2007, p.5-6).
Chiavenato afirma ainda que processos são dinâmicos que compõe um sistema. “É um meio de integrar diferentes atividades para a execução da estratégia empresarial.”.
O Planejamento, por sua vez lida com o futuro, significa definir os objetos e estudar o melhor curso das ações a fim de se alcançar um objetivo com menor custo e esforço.
No Dicionário Aurélio, encontramos a seguinte definição para o verbo Planejar: “é elaborar um roteiro de ações para se atingir um determinado fim”.
Houaiss define que “Planejar é a determinação de um conjunto de procedimentos, de ações (por uma empresa, um órgão do governo etc.), visando à realização de determinado projeto; planificação”.
Friedman diz que “O planejamento é uma atribuição pela qual o homem,