processos adm
Entende-se que o Planejamento vem a ser uma ferramenta a administração que visa organizar, planejar, controlar e coordenar, por meio de relatórios, os planos para execução de projetos nas empresas. Esse conjunto de processos auxilia o desenvolvimento e execução dos projetos para um fim conclusivo e satisfatório dos objetivos pré-estabelecidos.
O Planejamento existe para dar lógica e solidez às coisas, vezes certa, mas duvidosa, vezes incertas, e verificar a situação anual, semestral ou mensal da empresa, em meio ao ambiente externo e a descoberta de ameaças e oportunidades, mostrando, por fim, o ponto de partida para o alvo a ser atingido de forma eufórica.
Roberto Shinyashiki vê o Planejamento de forma empreendedora. Ele afirma que Planejar consiste em enxergar o futuro a fim de conseguir bons resultados, tanto pessoais como profissionais e financeiros. “Quando as pessoas não enxerga, adiante pagam pela falta de visão”, afirma. Shinyashiki enfatiza que só é possível crescer e chegar ao ápice da glória empresarial, aquele empreendedor que vê mais longe do que os olhos alcançam, para tanto, ele explica que é preciso saber observar as coisas ao seu redor antes mesmo de as outras pessoas perceberem que com modificações ou criações de novas coisas, então aquilo melhorará, por isso, todo empreendedor que visa longe, cresce e chega ao seu objetivo de forma rápida.
Ele atenta para necessidade de rapidez nos investimentos, sendo que outros empreendedores pensam que o melhor é fazê-lo de maneira coordenada, dando tempo entre projetos, e seguindo passo a passo os planos feitos inicialmente.
Segundo o professor Marcio Eduardo Planejamento é um processo contínuo e dinâmico quem consiste em um conjunto de ações intencionais, integradas, coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro, de forma a possibilitar a tomada de decisões antecipadamente.
Charles Darwin cita que planejar é conhecer e entender o contexto, o que se quer e como atingir