Srta
a) Determinar as respectivas doses em mg/ml e g/ml.
b) Considerando-se que a solução estoque de epinefrina possui concentração de 1:50.000, calcular o volume em que o fármaco deve ser diluído para alcançar a concentração prescrita.
c) Considerando-se que a solução estoque de lidocaína possui concentração de 20 mg/ml, calcular o volume em que o fármaco deve ser diluído para alcançar a concentração prescrita.
d) Justifique o uso associado de epinefrina e lidocaína com base na farmacocinética.
2. F.C., 28 anos, feminino, casada, tabagista, fazendo uso de contraceptivos hormonais, apresenta quadro de bulimia e transtorno de ansiedade generalizada. Foram prescritos Rivotril (clonazepan) e Prozac (fluoxetina), associados à psicoterapia comportamental. Pede-se:
a) Sabendo-se que o clonazepan e a fluoxetina apresentam clearance hepático, via P450, discuta as prováveis interações entre esses fármacos e o uso concomitante de contraceptivos e tabagismo.
b) Quais as repercussões dessas interações na terapêutica adotada? Justifique.
3. Deseja-se uma concentração plasmática de equilíbrio estável da teofilina de 15 mg/litro para aliviar a asma brônquica aguda em um paciente de 58 kg, sabendo-se que o clearance médio é 0,65 mL/min/kg (se o paciente não fuma e é normal, exceto pela condição asmática) e a T1/2 8 horas. Quase todas as preparações IV de teofilina são encontradas na forma do sal etilenodiamina (aminofilina), que contém 85% de teofilina. Pede-se:
a) Calcule a dose de ataque IV e a taxa de infusão IV (Dose de manutenção).
b) Sabendo-se que a CME = 10 mg/l e a CMT > 20 mg/l, calcule a dose de manutenção por via oral (F oral = 96%) mais conveniente (menor número de tomadas/dia).
4. Ainda em relação à aminofilina, calcule as doses de ataque e de manutenção nos pacientes de mesma massa corporal, nas condições abaixo: Obs.