Srta
O que é a clonagem?
A clonagem é um processo que pode ser tanto natural, quanto artificial, onde são produzidos organismos geneticamente idênticos, cujo processo é um tipo de reprodução assexuada, porque não envolve troca de gametas entre indivíduos
A partir do processo de clonagem, resulta-se um clone. Este clone tem composição genética igual à do organismo que lhe deu origem e, portanto, características físicas muito semelhantes às daquele organismo. O clone é tão semelhante ao organismo do qual teve origem como dois gêmeos univitelinos o são entre si. Um clone é pois um “gêmeo” de outro indivíduo que tem porém mais 20, 30 ou mais anos do que o seu “gêmeo”.
O que é a clonagem animal? A clonagem não é natural em todos os seres originados a partir de reprodução assexuada (ou seja, na qual não há participação de células sexuais), como é o caso das bactérias, dos seres unicelulares . A clonagem natural também pode ocorrer em mamíferos, como no tatu e nos gémeos univitelinos. Nos dois casos, embora haja reprodução sexuada na formação do ovo, os descendentes idênticos têm origem a partir de um processo assexuado de divisão celular. Os indivíduos resultantes da clonagem têm, geralmente, o mesmo genótipo, isto é, o mesmo gene, ou patrimônio super genético.
Como é feita a clonagem animal? Existem alguns métodos de clonagem animal, como por exemplo:
• Clonagem Natural: A clonagem natural pode também ocorrer em mamíferos, como no tatu e nos gêmeos univitelinos. Nos dois casos, embora haja reprodução sexuada na formação do ovo, os descendentes idênticos têm origem a partir de um processo assexuado de divisão celular. Os indivíduos resultantes da clonagem têm, geralmente, o mesmo genótipo, isto é, o mesmo gene, ou patrimônio genético.