Curriculo e Gestão
CAMPUS GURUPI
CURSO DE QUÍMICA – EAD
DISCIPLINA DE: CURRÍCULO, POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL
Prof.ª Kyteria Sabina Lopes de Figueredo
Aluno: André Augusto Soares
E-mail: bbchemistry@hotmail.com
ATIVIDADE DA UNIDADE 3
1) Escreva um comentário crítico argumentando sobre o desenvolvimento do currículo da Educação Básica no Brasil nos últimos anos. (Texto de 15 linhas)
Resposta:
Sabemos que o currículo, como instrumento de cidadania, deve contemplar conteúdos e estratégias de aprendizagem que capacitem o ser humano para a realização de atividades como: a vida em sociedade, a atividade produtiva e a experiência. No Brasil, a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) prevê que o currículo da educação básica do Brasil deve ter uma
"base nacional comum", a ser acrescida de outros conteúdos a partir da realidade local, a critério de cada escola. Entretanto, não é isso que acontece.
Falta uma referência verdadeiramente nacional e específica sobre o conteúdo que estará na lousa do professor. Além disso, não há uma clareza sobre quais conhecimentos serão repassados. Por exemplo, quais clássicos devem ser lidos? Que momentos históricos devem ser aprofundados? Etc...
Os PCN's (Programas Curriculares Nacionais - de 1990) e a LDB (1996), além de serem documentos antigos, são excessivamente genéricos e abrangentes, precisando ser atualizadas por causa das mudanças sociais e econômicas e das inovações tecnológicas ocorridas nas duas últimas décadas.
Ademais, penso que quanto mais a educação básica for unificada
(conforme preconizam reiteradamente o Estado, via documentos acima), mais difícil será melhorar a sua qualidade, pois vejo o currículo não como uma forma de listagem de conteúdos, mas sim como um instrumento moldável de organização e formação do professor e do aluno.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA COMPLEMENTAR:
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica.
Brasília, DF: MEC, SEB,