O PAPEL DO PEDAGOGO NA GESTÃO: POSSIBILIDADES DE MEDIAÇÃO DO CURRÍCULO
CURRÍCULO
Mariana F. Taques
Paulla Helena S. de Carvalho
Ana Carolina S. Duarte Böni
Elisane Fank
Marilda Alberton Leutz
Secretaria de Estado da Educação - Paraná
“Por um lado é preciso uma mudança das condições de criar um sistema de instrução novo; por outro lado, é preciso um sistema de instrução já novo para poder mudar as condições sociais (...) É preciso partir da situação atual.”
(Marx)
O presente texto, ainda que não tenha intenção de esgotar a discussão, pretende trazer ao debate o papel do pedagogo na gestão – democrática- escolar e na mediação do currículo como expressão da intencionalidade da escola em função dos seus sujeitos.
Portanto, aponta brevemente a gestão democrática como possibilidade de organização do trabalho da escola pública pela via do currículo e do Plano de Trabalho Docente, como evidência da atividade teleológica da escola.
1. GESTÃO DA EDUCAÇÃO: O PAPEL DA DIREÇÃO E DA EQUIPE PEDAGÓGICA
NA GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA
As evidentes mudanças científico-tecnológicas, econômicas, sociais, políticas e culturais ocorridas no mundo contemporâneo têm influenciado direta e indiretamente a organização da sociedade que concretamente reflete em seus processos educacionais.
Em sincronia com essas mudanças, que já vem de outrora, a organização da educação mediada por essas relações refletiu. em contextos históricos diferentes, formas de desenvolvimento, gestão pedagógica e administrativa, buscando referências nos mais variados espaços de composição social.
Tomando o contexto histórico da década de 70, situou-se a escola, e especialmente a sua gestão, sob a ótica da “administração empresarial, produzindo-se em relação ao currículo, bem como ao modo de organizar a escola e avaliar o desempenho dos professores e alunos, experiências que permitiram identificar de modo mais generalizado e, também, de modo mais particular, a tendência em curso” (Rosar, 1999,