Srta
(Gestão 2)
1) Leia e responda:
“... ao se distribuir a autoridade entre os vários setores da escola, o diretor não estará perdendo poder – já que não se pode perder o que não se tem – mas dividindo responsabilidades” (PARO, 1987, p. 52)
a) (1,0 ponto) Quais são as instâncias que podem participar da gestão escolar e qual é o papel de cada uma delas?
Instâncias colegiadas conselhos escolares, associação de pais, grêmios estudantis, fórum de funcionários, principalmente os de apoio, professores. Todas as instâncias deverão viabilizar o projeto de democratização na escola (TEXTO 1 - PÁG.52). Apresenta também as funções das instâncias colegiadas como a do conselho escolar (PÁG.53)
b) (1,0 ponto) O que a escola estará ganhando com essa divisão de responsabilidades?
Gestão compartilhada (TEXTO 2 – PÁG. 502), escola participativa (TEXTO 1 - PÁG.53), democratização da gestão (TEXTO 2 – PÁG.508) (Aponta proposta de participação)
c) (1,0 ponto) Como a escola pode ampliar as condições de efetiva participação democrática de toda a comunidade escolar?
Oportunizando a participação efetiva na avaliação da gestão pela comunidade escolar (TEXTO 2 – PÁG. 514)
2) (2,5 pontos) Em uma de suas obras, Paulo Freire diz que a educação não é a alavanca da transformação social, mas sem ela essa transformação não se dá. A partir dessa afirmação e com base na leitura dos textos, o que é fundamental para que a gestão democrática deixe de ser utopia e possa efetivamente ser alcançada pelas escolas?
Para deixar de ser utopia, segundo Paro (TEXTO 1 – PÁG. 52) precisa ser transformado o sistema de autoridade e a distribuição do trabalho no interior da escola deixando de ser utopia para materializar-se em realidade.
3) (2,0 pontos) Pensando como um gestor de uma escola monte uma fala onde você convença professores, funcionários e pais de alunos sobre o papel da avaliação na construção de uma gestão democrática descentralizada.
A fala poderá estar