PROCESSO
Ao longo do de um prazo curto de tempos os processos vêm crescendo de uma forma muito rápida em todos seus quesitos. Para que a qualidade não venha a cair as entidades (organizações, empresas, etc.) subdividem toda a sua estrutura em processos. O grande objetivo é que cada processo seja muito bem dividido e definido para que nas saídas não haja ruídos.
Lembrando que no processo existem entradas e saídas, por meio destes podemos medir a qualidade do produto sempre visando a satisfação do cliente. Sendo assim é de grande importância que cada área de toda a estrutura tenha um sistema de gestão, bem definido, que venha a facilitar os indicadores e por fim fazer sua análise, para no processo ser verificado a influência de cada área sobre cada cliente a ser atendido.
Processo é um conjunto de atividades inter-relacionadas, que agregam valores as entradas e saídas, de outra forma podemos dizer também que trata-se de um conjunto de atividades que transforma insumos em produtos.
Todo o processo possui características e componentes, o mesmo sempre iniciado no Cliente que fornece seus quesitos, necessidades e expectativas. Então é processado (executado) as informações, realizando um produto que é resultado de uma seria de processos inter-relacionados e interdependentes, cada um agregando uma forma de valor. O processo de melhorias é imposto pelas normas da série ISO 9000, tendo com princípio o PDCA:
P (Plan): Revisar o planejamento baseado no que foi analisado
D (Do): Executar o que foi planejado.
C (Check): Observar o que foi executado.
A (Act): Analisar o que foi observado.
A grande vantagem deste sistema imposto por Demming e adotado pela ISO é a melhorias dos processos em pequenos passos, porem sendo constante e não sofrendo interrupções.
Esta Norma promove a adoção de uma abordagem de processo para o desenvolvimento, implementação e melhoria da eficácia de um sistema de gestão da qualidade para aumentar a satisfação do cliente pelo atendimento aos seus