INFEC O HOSPITALAR
A enfermagem sempre está à frente no controle e na prevenção da infecção hospitalar, uma vez que o profissional de enfermagem está ligado direta e indiretamente aos cuidados com o paciente, e tudo que o envolve.
Infecção é um estado em que ocorre a penetração do agente infeccioso (micro-organismos) no corpo do hospedeiro (ser humano) e há proliferação.
Infecção hospitalar é uma síndrome infecciosa adquirida após a hospitalização ou realização de procedimento ambulatorial ( considerado invasivo) de um individuo. O PROCESSO INFECCIOSO
Agentes Infecciosos - são as bactérias, fungos, vírus e leveduras, que podem ser permanentes ou transitórios.
Reservatório - é o local onde o agente infeccioso fica instalado, podendo ser seu próprio organismo ou não.
Saída - uma forma para chegar ate seu hospedeiro.
Meios de transmissão – por contato, pelo ar, por veiculo aquoso, por vetor.
Entrada – a entrada do agente infeccioso no hospedeiro pode ser a mesma que ele utilizou para a sua “saída”.
Hospedeiro – deve estar suscetível ao agente infeccioso para que ocorra a doença. As infecções têm características próprias e o tratamento a ser realizado também é diferencial.
TIPOS DE INFECÇÃO As doenças surgem e se disseminam de acordo não só com a suscetibilidade do individuo, mas também com a região demográfica que aparecem.
Infecção bacteriana - podem ser graves, mas normalmente são tratadas com antibioticoterapia. Exemplos: Infecção por estreptococo, Infecção por salmonella.
Infecção viral: são tratadas com medicamentos antivirais. Exemplos: Catapora, Caxumba, Hepatite. Algumas doenças estão basicamente ligadas a alguns tipos de vírus, bactérias e parasitas, e estes estão altamente ligados ao processo de desenvolvimento de determinados tipos de câncer.
INFECÇÕES NASOCOMIAIS As infecções hospitalares são muito frequentes e causam serias complicações no quadro clinico de qualquer paciente. Um paciente que