processo
RISCO: situações negativas que podem repercutir com a decisão tomada, a condição existente quando a probabilidade de sucesso é menor que 100% e podem ocorrer perdas.
INCERTEZA: probabilidade de a decisão levar para a situação desejada, a condição existente quando os tomadores de decisão têm informações insuficientes.
CERTEZA: Condição existente quando os tomadores de decisão têm informações exatas e abrangentes.
DECISÕES PROGRAMADAS: Decisões encontradas e tomadas anteriormente contendo respostas objetivamente corretas que podem ser solucionadas por meio de regras, políticas ou cálculos numéricos simples. TIPOS DE PROBLEMAS: Frequente, Repetitivo, Certeza no que concerne às relações de causa e efeito. PROCEDIMENTO: Dependência de políticas, regras e procedimentos definidos.
DECISÕES NÃO PROGRAMADAS: decisões novas, inusitadas, complexas e que não contêm respostas comprovadas. TIPOS DE PROBLEMAS: Inusitado, Indefinido, Muita incerteza no que concerne às relações de causa e efeito. PROCEDIMENTO: Criatividade, Intuição, Tolerância à ambiguidade, soluções criativas para problemas.
CONFLITOS: pressões opostas de diferentes fontes. 2 níveis de conflito são os conflitos psicológicos e os conflitos que surgem entre indivíduos ou grupos.
ESTÁGIOS DA TOMADA DE DECISÃO: identificar e diagnosticar o problema, gerar soluções e alternativas, avaliar as alternativas, fazer a escolha, implementar a decisão, avaliar a decisão.
MAXIMIZAÇÃO: decisão que gera o melhor resultado possível.
SATISFICING OU SUBOTIMIZAÇÃO: escolha de uma opção que é aceitável, embora não necessariamente a melhor ou perfeita.
OTIMIZAÇÃO: obtenção do melhor