Processo Semiotico
Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG
Vol. 6.n.2, dezembro de 2008
É importante explicar um pouco do que é o processo semiótico e o que queria o filosofo Jakobson ao colocar a sua teoria em pratica, o elemento semiótico, que significa signo é o elemento da comunicação, ou teoria da significação como é mais conhecida, ou também ciência geral de todas as linguagens. Onde a Linguagem é a capacidade de se comunicar de infinitas maneiras, e a semiótica é a ciência que estuda todos os meios pelos quais nos comunicamos seja ele em um meio físico, verbal ou não. É a semiótica que nos faz compreender toda a realidade, e o signo é a essência da linguagem.
Depois de ter dado uma pequena introdução da visão sobre semiótica, venho tratar de novas formas de comunicação via web, e mostra que essa nova forma pode ser analisada na semiótica, pois como foi dito acima é uma forma de se comunicar. O artigo também traz o motivo pelo qual a relação criada, não mais de um remetente e um destinatário, não depende só do destinador.
O motivo é o ruído, vale tomar ciência que como já foi dito toda mensagem é transmitida através de um meio físico, e por isso a mensagem irá apresentar ruído, tornando-o então importante na comunicação, logo toda comunicação tem ruído, onde o artigo nos traz definições, divisões diferentes do ruído, o ruído físico é quando por exemplo estamos assistindo algo, e ao lado da casa esta havendo uma festa com som alto, o que afetaria na compreensão da mensagem daquilo que estamos assistindo ruído ideológico é quando a mensagem do destinador não é compreendida pelo destinatário, exemplo seria os Chats da internet, já o ruído semiótico, é quando o destinador imagina que o destinatário tenha alguma noção da mensagem, o que acaba gerando buracos na comunicação e tudo isso é o que chamamos de ruído semiótico.
Portanto a comunicação é ativa, o que muitas vezes nos leva a pensar