PROCESSO SELETIVO
PROCESSO SELETIVO: RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
Aluna: Thalita França
Rio de Janeiro
2014
INTRODUÇÃO: A maioria de nós passa por uma etapa na vida em comum quando entramos no mercado de trabalho: O processo de seleção. As empresas utilizam-se do processo seletivo para encontrar os seus futuros colaboradores, com o perfil que a empresa busca para determinado cargo disponível. Um processo seletivo pode ter como objetivo encontrar estagiários, trainees, executivos, funcionários temporários, ou seja, encontrar o profissional que vá satisfazer a necessidade atual da mesma. “O homem certo, no lugar certo, na hora certa.” Mais do que em qualquer outro momento da historia das corporações, as pessoas e suas competências estão no centro das atenções. É a competência dos empregados a condição essencial para a competitividade e sobrevivência das empresas, onde, saber escolher os colaboradores adequados, é provar os meios para se ganhar as etapas da corrida e assim, se distanciar da concorrência.
O PROCESSO SELETIVO:
O ambiente econômico atual exerce pressão para a melhoria da qualidade dos processos empresariais e isto só é possível com bons funcionários. Todo e quaisquer objetivos organizacionais podem ser atingidos somente com e por intermédio de pessoas. Portanto, estabelecer previamente o seu perfil é estrategicamente vital para a “saúde” de uma organização, por isso a importância e o cuidado com a condução do processo de seleção, já que isso refletirá na imagem da empresa.
Todo processo de seleção deve ter um planejamento estratégico, com objetivos de longo prazo, para que eventuais ocorrências não venham prejudicar o bom andamento da empresa, principalmente se os substitutos não forem eficazmente selecionados, podendo gerar grandes danos a empresa, pois, um processo seletivo ineficaz, significa tempo e dinheiro perdidos, pessoas erradas em posições erradas, causa