O agir humano - sociologia
O modo de agir humano é o modo de expressar sua conduta. A conduta que assume diante de problemas práticos do dia-a-dia; onde tem que escolher o sim e o não, o agora, mais tarde ou nunca, ajudar ou não ajudar alguém, falar ou não falar a verdade, enfim escolher como resolvê-los.
Porque sem o agir humano, você nem eu existimos; esse adjetivo ou afirmação que você faz é um ato, se você não comete um ato, você não vive; então quando você questionou essa questão você cometeu um ato, e vai ter vários pontos de vista diferente, porém, você pode não concordar com ninguém, pois você tem o seu ponto de vista e ele é seu é único, resumindo; A FILOSOFIA, passada, presente e futura não existe se não existir um ``agir´´, um ``ato´´; agora escolhas, condutas, éticas, verdades, mentiras tudo é uma questão de escolher e agir, e cada escolha tem seu preço.
A vida do homem não pode "ser vivida" repetindo os padrões da espécie; é ele próprio - cada um de nós - quem deve viver. “O homem é o único animal que pode estar aborrecido, que pode estar enojado, que pode sentir-se expulso do paraíso”.
O que a natureza tem haver com a nossa cultura?Do que a natureza é capaz? Os índios são pura natureza, o homem é natureza. É através da linguagem e do trabalho que o Homem conhece, modifica e dá sentido ao mundo. O mundo que resulta do pensar e do agir humano não pode ser chamado de natural, pois se encontra modificado e ampliado por nós. As diferenças entre ser humano e animal não são apenas de grau, porque, enquanto o animal permanece mergulhado na natureza, nós somos capazes de transformá-la em cultura. Desde antes de cristo as populações já demonstravam que a cultura anda lado a lado com a natureza ao nosso redor. A realidade com que nos deparamos apresenta-se com duas fortes dimensões que estão em diálogo: A Natureza e a Cultura.
Na primeira dimensão, o Homem está perante o mundo natural, o mundo que lhe é dado, porque não é construído. É o mundo que se rege por leis