Caderno do Aluno Sociologia 1°
Caderno do Aluno
Sociologia – 1a série – Volume 3
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1
O CARÁTER CULTURALMENTE CONSTRUÍDO DA
HUMANIDADE
Páginas 4 - 6
O aluno deve ter a liberdade de escrever o que ele acha que cada cor usualmente simboliza. Página 7
1. Não há uma natureza humana igual para todos os seres humanos, para além da constatação de que todos nós temos a capacidade de sermos diferentes entre nós. O que todos nós temos em comum é a capacidade de nos diferenciarmos uns dos outros e de vivermos essa experiência, que é a de ser humano da forma mais variada possível, por meio da imersão nas mais diferentes culturas. Logo, o que nos liga são as nossas diferenças; e elas são dadas pela cultura. Portanto, quase nada é natural no ser humano.
2. O que nos diferencia dos animais e nos torna humanos é o fato de que temos cultura e os animais não têm. Ou seja, muitos deles se organizam em grupos para viver, mas isso não os diferencia de nós, seres humanos. Não há ser humano que possa existir sem estar imerso numa determinada cultura. Somos todos seres culturais. Portanto, o que une e o que diferencia os homens entre si é o fato de que somos seres culturais.
Isso nos une, pois não há homem que não participe de uma cultura, e nos separa, pois as culturas são diferentes entre si.
Páginas 7 - 8
a) O aluno deve pesquisar e mostrar exemplos de roupas e adereços que podem diferenciar os povos entre si.
b) O aluno deve pesquisar e mostrar exemplos de hábitos diferentes daqueles praticados por sua cultura.
1
GABARITO
Caderno do Aluno
Sociologia – 1a série – Volume 3
Etapa 2 – Etnocentrismo e o relativismo cultural
Páginas 8 - 9
1.
a) (I) O aluno deve ter liberdade para escrever o que acha, e provavelmente dirá que a roupa é “bárbara”, pois é moderna ou bonita
b) (II) O aluno deve ter liberdade para escrever o que acha, e provavelmente dirá que o homem é “bárbaro”, porque é ruim ou mau.
2. O aluno deve mostrar que