Relação entre cultura e organização
(Atividade 1- Relação entre cultura e organização)
Trabalho individual para avaliação, de Henrique Mesquita, Faculdade Joaquim Nabuco, Turma VIII, Pós-graduação, Gestão Estrat. Recursos Humanos.
1. Relação entre cultura e organização
É-nos pedido um estudo sobre a relação cultura e organização. Em nosso entender situamo-nos na área da sociologia aplicada à administração. Vamos estudar a ponte entre a sociologia e a administração. Trata-se de uma das ramificações da sociologia. A sociologia é a ciência que explica a sociedade, o seu modo de agir. A sociedade é formada por unidades, tais como: organizações, instituições sociais, etc. A sociologia estuda o comportamento humano, em função do meio e dos processos que interligam os indivíduos em organizações, associações, instituições e grupos.
As organizações são compostas de pessoas convivendo em grupos. São formadas por pessoas, que não serão estudadas como indivíduos isolados, mas sim como pessoas inseridas em grupos, um ou vários grupos sociais. A sociologia pretende: ajudar a empresa a aumentar a produtividade; aumentar a clientela; gerir conflitos; melhorar a gestão de recursos humanos; estudar relações de poder; estudar as resistências às mudanças; a obediência às normas e outros fatos sociais. Os comportamentos das pessoas em grupos, são individuais tornados coletivos. A sociologia pretende melhorar a administração das organizações, dar um importante contributo aos administradores e gerentes.
O homem é um ser social e cultural. As relações socais interferem nos diferentes níveis da sociedade, do grupo: profissional, social, político, religioso, familiar. O funcionamento do grupo reflecte-se no indivíduo, a vivência do indivíduo faz-se sentir no funcionamento do todo. Quando o homem se insere numa organização, passa a pertencer a uma organização, ele insere-se numa cultura organizacional, que é constituída por práticas, símbolos, comportamentos, valores éticos