Dialnet ARelacaoEntreCulturaOrganizacionalESatisfacaoNoTra 4962254

4207 palavras 17 páginas
Revista de Administração de Roraima - RARR
Departamento de Administração - DADM
Centro de Estudos Administrativos e Juridicos - CECAJ
Universidade Federal de Roraima – UFRR

A RELAÇÃO ENTRE CULTURA ORGANIZACIONAL E SATISFAÇÃO
NO TRABALHO EM IES NA AMAZÔNIA: UM ESTUDO DE CASO

Cristiane do Nascimento Brandão - cristianne.brandao@gmail.com
Mestranda em Administração pela EAESP/FGV
Edgar Reyes Junior – edgarreyes2000@yahoo.com.br
Doutorando em Administração (UNISINOS) e professor do curso de Administração da UFRR

Resumo: A satisfação dos colaboradores é um fator importante para a eficiência e aumento da produtividade da organização, em especial em organizações públicas, onde existe a estabilidade. Além disso, em IES os aspectos culturais podem ser de importantes para o desempenho da instituição. O ambiente amazônico é pouco explorado neste sentido o estudo se torna ainda mais relevante.O presente estudo pode ser caracterizado como descritivo e quantitativo, cujo instrumento foi aplicado junto aos colaboradores administrativos de uma IES pública na região, com 108 respondentes, destes 106 válidos.
A pesquisa permite identificar que os funcionários estão satisfeitos com o trabalho em si, mas apresentaram valores relevantes na satisfação com os superiores e com os colegas. A insatisfação é mais observada com relação ao reconhecimento, as condições de trabalho, remuneração e, finalmente com os benefícios; as mulheres percebem na organização a cultura de mercado, assim como as pessoas em níveis mais altos das organizações e aqueles com menos tempo na organização.
Palavras Chave: Cultura Organizacional, Satisfação, Amazônia, IES.

Abstract: The employee satisfaction is an important factor for increased efficiency and productivity of the organization, especially in public, where there is stability.
Furthermore, cultural aspects in tertiary institution may be important for the institution's performance. The Amazon environment is largely unexplored in this sense the study

Relacionados